quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Consequencias do exagero


Muitas pessoas, no desespero para emagrecer acabam fazendo dietas radicais, ou exercícios de forma errada.A consequencia menos grave, é não atingir os objetivos;mas coisas mais sérias podem acontecer.


Pra começar, não comer, ou comer insuficientemente, engorda!Sim senhora,depois de longos períodos de privação, ou seja, mais de 4hs, sem comer, o metabolismo desacelera e começa a estocar gordura.Se o período de privação aumentar, o organismo começa a consumir os músculos como fonte de energia,ou seja, ocorre o catabolismo.Quando ele finalmente começar a usar gordura, o organismo já estará bastante debilitado.Não vale a pena.


Quem se exercita exaustivamente pensando em alcançar grandes resultados também se engana.A consequencia disso é o overtraining, ou seja, estresse muscular.Além de fraquesa, mal estar,e desânimo, os músculos param de se desenvolver.Novamente, é o nosso espertíssimo organismo se defendendo.


A junção das duas coisas, dieta maluca+ exercícios incorretos resulta numa pessoa doente, e descrente, porque como não haverá resultados, ela deixará de acreditar que é possivel, vai disparar a comer e engordar.


Depois da conscientização, e da decisão de virar o jogo, o mais importante é procurar um endocrinologista, um nutricionista e depois um profissíonal da área de educação física para completar o time.


Todas nós queremos um corpo bonito, mas a saúde vem em primeiro lugar.